Resenha: A Morte de Olivier Bécaille | Émile Zola


A Morte de Olivier Bécaille é  um livro composto de três contos curtos e muito bons de Émile Zola, para serem lidos de um fôlego só.

O primeiro é o próprio A Morte de Olivier Bécaille. Conta a história de um homem que parece estar morto, mas mantém a consciência e assiste todos os preparativos para o seu enterro sem poder fazer nada. Esse conto passa aflição e mantém o leitor em suspensa até o final.

O segundo é Nantas, sobre um rapaz pobre que não consegue emprego e acaba aceitando um negócio muito estranho para ganhar dinheiro. É um conto de ambição e amor que mostra a evolução de um jovem.

O terceiro conto, A Inundação, é sobre uma família grande e feliz que vive em uma fazenda, mas é surpreendida por uma inundação terrível. Esse é um conto muito triste, em que a esperança e a tragédia se intercalam e acabam destruindo o narrador e o leitor também. 

A leitura dos contos de A Morte de Olivier Bécaille é envolvente e emociona, especialmente o último. Revelam o grande contista que foi Émile Zola e brincam com os sentimentos e expectativas do leitor.

Comentários