A autora percebe que a educação é um hábito cultural |
Quando a jornalista americana Pamela Druckerman decide se mudar para Paris e se casar com um britânico, ela nem imagina a diferença que a França fará na educação dos filhos. Ao ir a um restaurante com a filha de um ano, ela repara que, enquanto a pequena Bean não para quieta e nem a deixa almoçar sossegada, as crianças francesas se sentam calmamente com os pais e esperam pela refeição sem enlouquecer ninguém.
A partir daí, Pamela inicia uma investigação,entrevistando suas amigas francesas que são mães para desvendar os segredos que permitem que tenham uma vida tranquila com seus filhos pequenos. Assim nasceu Crianças Francesas não Fazem Manha!
Esse livro se concentra nas diferenças entre a educação das mães americanas e francesas, na visão da autora. As diferenças mais marcantes estão em pontos como as francesas fazerem questão de manter a calma e a vida pessoal mesmo depois de se tornarem mães. Elas acreditam que os bebês são capazes de entender tudo desde muito pequenos e já começam a educá-los cedo. Já as americanas pensam que seus filhos são criaturinhas selvagens demais para se esperar alguma coisa delas (esse pensamento me representou e foi um belo tapa na cara).
Para as francesas, educar significa ensinar, explicar e repetir com assertividade, mas também escutar a criança, o que não significa fazer sempre o que os filhos querem. Os pais precisam deixar claro que estão no comando e quais são os limites para as crianças, e assim conseguem manter uma parte da vida só para eles. Por outro lado, os pais americanos simplesmente se conformam em perder todo o seu tempo livre, tanto para dormir quanto para viverem juntos como um casal, e se preocupam mais em agradar e fazer as vontades de seus pequenos, com medo de que cresçam sem capacidade criativa (olha eu aqui de novo!).
As diferenças entre as mães americanas e francesas são apresentadas de forma leve, enquanto a autora conta histórias divertidas de sua experiência como mãe americana em Paris. Crianças Francesas Não Fazem Manha é indispensável para todas as mães que querem uma nova visão sobre a educação dos filhos!
E você? Já leu?
Comentários
Postar um comentário
Sua opinião é importante!