Resenha: O Feiticeiro de Terramar | Ursula K. Le Guin


Publicado em 1968, O Feiticeiro de Terramar é uma obra de fantasia épica de Ursula K. Le Guin que nos introduz em um universo e único. O nosso herói, que será conhecido como o grande feiticeiro Gavião, começa a história com o nome de Duny, um garoto que tem uma vida simples na ilha de Gont.

O menino ajuda o pai pastoreando cabras, mas seu interesse mesmo está em magia. Ele aprende alguns feitiços com uma tia que é bruxa e consegue salvar sua ilha de invasores, com apenas doze anos de idade!

É assim que Duny chama a atenção do mago Ogion, o Silencioso, que vai pessoalmente buscá-lo para ser seu aprendiz de feiticeiro. Ele dá ao menino um nome secreto, Ged, que ele só pode revelar para as pessoas de sua confiança. A partir daí, ele passa a ser conhecido como Gavião

"Excelência é nove vezes paciência"

Apesar de reconhecer toda a sabedoria de seu mestre, Ged anseia por novos conhecimentos e acaba indo para uma famosa escola de feiticeiros na ilha de Roke. O mago Ogion o alerta para o perigo de sua vaidade e falta de paciência, mas o garoto quer mesmo é ficar poderoso!

Chegando à ilha de Roke, Ged logo demonstra ser um aluno de grande potencial e aprende muito rápido. Porém seu orgulho fala mais alto e ele está sempre trocando farpas com Jaspe, um colega mais velho que parece estar sempre duvidando dele.

Para provar seu poder diante dos colegas, Ged decide realizar um feitiço proibido para trazer os mortos de volta à vida. Mas é claro que dá tudo errado e ele acaba liberando uma sombra mortal que o deixa quase morto e foge. 

Essa sombra passa a perseguir o feiticeiro e durante muito tempo ele não pode sair da ilha de Roke. Mas quando Ged acaba seus estudos, ele parte para ser feiticeiro em uma aldeia distante e é lá que ele descobre que a sombra o encontrou e ele precisa fugir.

Assim, Ged inicia sua jornada pela infinidade de mares e ilhas de Terramar para desfazer o que sua vaidade começou. Uma história de fantasia em que o inimigo principal está mais perto do que o herói pode imaginar!

O Feiticeiro de Terramar é o primeiro volume da série do ciclo de Terramar. No próximo volume, Ged está de volta em mais uma aventura no universo fantástico criado por Ursula K. Le Guin!

Resenha de As Tumbas de Atuan - Volume 2 do Ciclo Terramar

E você? Já leu?

Comentários