Resenha: Uma Vida Pequena | Hanya Yanagihara


Eu gostei muito de Uma Vida Pequena, mas não recomendo para quem é sensível! Esse é um livro sobre dor e sofrimento, mas também sobre amizade e amor.

Uma Vida Pequena é um livro loongo, e o tempo da narrativa ocupa muitos anos, desde que os protagonistas eram jovens até a meia-idade. Jude, Willem, Malcom e JB se conhecem na faculdade e continuam amigos por toda a vida, entre altos e baixos, e todos conseguem ser bem sucedidos em suas carreiras.

A amizade entre eles é muito bonita, eles me cativaram, e a leitura fluiu muito rápido, principalmente por causa da sombra de um mistério que paira sobre eles: a infância de Jude.

À medida que se avança na leitura, o passado de Jude se revela cada vez mais pesado e isso faz o leitor sofrer, muito, mesmo... É até difícil acreditar que alguém consiga sobreviver a uma vida tão infeliz, mas a história é verossímil e cheia de detalhes.

Quem for ler Uma Vida Pequena tem que ter paciência  e saber que tem muitas partes de violência explícita, mas não gratuita, afinal a vida do coitado do Jude é uma desgraça sem fim. Ao terminar esse livro, a sensação de estar destruída e devastada tomou conta de mim, mas mesmo assim leria de novo.

Comentários