Dividido em três partes, cuja segunda destoa das demais quanto ao tempo cronológico, Os Detetives Selvagens, de Roberto Bolaño, é um romance muito bem elaborado.
Seus personagens principais são os poetas real-visceralistas Arturo Belano e Ulises Lima, que são como "giramundos", mas que estavam em busca da fundadora do movimento real-visceralista, Cesárea Tinajero, uma poeta desaparecida.
A primeira parte é escrita em moldes de diário, por García Madero, um estudante que ocasionalmente tropeça nas vidas dos dois protagonistas e vai discorrendo sobre vários assuntos, inclusive sobre eles. Somos então apresentados a muitos personagens, dentre poetas marginais, uma família abastada, pessoas desiludidas, garçonetes e prostitutas.
A jornada de García Madero é encontrar o cerne de sua poesia, embora a maior relevância de seus escritos diarísticos apontem para os dois poetas real-visceralistas.
A segunda parte é em estilo epistolar, onde alguém compila vários relatos de pessoas que tiveram contato com os exóticos protagonistas em diversas partes do mundo, num período de duas décadas. Escritores marginais, outros admiradores da obra e da vida (que podem constituir um elemento só, em se tratando de Belano e Lima), bem como indivíduos que não nutrem simpatia ou aspirações poéticas correlatas com a dupla.
A terceira parte trata da continuação da primeira, e que esclarece a segunda, o que nos faz pensar um grande corte/bloco temporal representada pela segunda parte, que, ainda que fora temporalmente da linha do enredo, serve de estranha ligação entre as partes extremas do romance.
Roberto Bolaño era um escritor de corpo e alma, e um leitor voraz. Belano é seu alter-ego, e vemos muito da vida do próprio Bolaño nele. Assim, mesmo que todos os textos do livro sejam em primeira pessoa, nunca os dois protagonistas se expressam; só acompanhamos suas vidas, seus pensamentos e suas poesias através do relato de outros personagens.
Os Detetives Selvagens, de Roberto Bolaño, é um calhamaço nada maçante de se ler. Uma jornada polifônica altamente recomendável.
E você? Já leu?
Comentários
Postar um comentário
Sua opinião é importante!