Resenha: O Silmarillion | J.R. R. Tolkien

O Silmarillion é na verdade um conjunto de obras de Tolkien sobre a mitologia da Terra-Média. Essas histórias foram escritas muito antes de O Hobbit e O Senhor dos Anéis, e só foram publicadas depois que Tolkien morreu.

O Silmarillion reúne, além da história das Silmarils, os contos da origem do mundo, o Ainunlindalë (A Música dos Ainur) e o Valaquenta (Relato dos Valar). Também lemos sobre a queda de Númenor no Akallabêth e para finalizar, Dos Anéis de Poder e da Terceira Era, que conta como os famosos anéis foram forjados.

Além disso, tem árvores genealógicas, mapas, glossário e um apêndice. É muita informação! Algumas das histórias ganharam versões mais completas em um livro próprio, como Beren e Lúthien, que é mencionada também em O Senhor dos Anéis (e já está entre os meus TBR). 

Então, o que são as Silmarils? As três são jóias, com aparência de pedras preciosas, porém muito mais especiais, porque possuem luz própria e são belíssimas. Mas as Silmarils despertam a cobiça e a inveja de Melkor, que foi criado como um dos Valar, os seres poderosos que governam Arda, a Terra. 

Melkor passa a ser chamado de Morgoth pelos elfos, pois se volta contra os outros Valar, causa destruição por onde passa, e termina roubando as Silmarils e fugindo para a Terra-Média. Um dos servos de Morgoth é ninguém menos que Sauron, e descobrimos mais um pouco sobre ele também. 

Com o roubo das Silmarils, um grupo de elfos, os noldor, juram recuperá-las e partem de Valinor, a Terra Abençoada, para perseguir Morgoth na Terra-Média. Com isso, eles perdem o favor dos Valar e  ficam por sua própria conta e risco, o que traz muita dor e sofrimento ao seu povo.

O Silmarillion é simplesmente fantástico. A leitura pode cansar em alguns pontos, com tantos nomes e descrições de lugares, mas vale a pena. É indispensável para os mais fanáticos pelo universo criado por Tolkien!



E você? Já leu?

Comentários