Resenha: Você | Caroline Kepnes

capa do livro você de caroline kepnes com os atores penn badgley e elizabeth lail em uma tela de tablet
A série inspirada em Você já está na segunda temporada

As pessoas sabem que devem tomar cuidado com quem conversam na internet. Mas pessoas que conhecemos na rua também podem ser bem perigosas. Em Você, o anti-herói Joe é um atendente de livraria, educado e inteligente, e provavelmente já leu mais livros que todos os seus clientes, e cita vários deles durante a narrativa.

A história começa quando Guinevere Beck entra na livraria e imediatamente chama a atenção de Joe. Todo o livro é escrito como se fosse dirigido a ela, e poderia até ser romântico se não fosse bizarro. Joe repara em cada detalhe de Beck, na roupa da garota, olha o nome dela no cartão de crédito e busca mais informações sobre ela na internet. Ele descobre onde ela mora, onde trabalha e os lugares que frequenta. E começa a persegui-la sem que ela perceba.

Aos poucos vamos percebendo que Joe tem problemas sérios, a ponto de acreditar que ele e Beck foram feitos um para o outro e só podem ser felizes juntos. Ele decide tirar do caminho tudo o que poderia ficar entre eles, mesmo que precise matar para isso. E o mais impressionante é que Beck demonstra se interessar por ele e até mesmo o procura, embora pareça estar sempre dividida e dando em cima de outros homens.

Joe usa o amor como justificativa para todas as suas atitudes violentas e dá a entender que veio de um lar desestruturado e foi acolhido quando era criança pelo dono da livraria, que o trancava em uma gaiola à prova de som, no porão da livraria. Já Beck tem uma relação nebulosa com o pai, que vive com outra família, e diz a todos os amigos que ele está morto. 

Problemas psicológicos à parte, Você é um livro sobre um relacionamento estranho e abusivo, e não posso dizer que gostei dele. Apesar disso, a leitura manteve a minha atenção até o final (dificilmente abandono algum livro). 

E você? Já leu?

Comentários