Resenha: O Mundo de Rocannon | de Ursula K. Le Guin

capa do livro o mundo de rocannon,de ursula k le guin


Ursula Le Guin é simplesmente uma autora fantástica, em todos os sentidos. Nascida em 21 de outubro de 1929, escreveu tantos (bons) livros de ficção científica que é considerada uma das maiores autoras vivas desses gêneros. O que mais me chamou a atenção é que a criatividade dela não vem sozinha: uma grande sabedoria transborda de suas histórias e do efeito que algumas frases causam no leitor. Tudo isso sem chegar nem perto de ser moralista nem piegas. Resumindo, virei fã dela.

Esse livro, publicado em 1966, me enganou direitinho... No início da introdução pensei que fosse uma história apenas de fantasia, apesar de já ter uma aura de ficção científica. Aliás, a introdução é tão perfeita que aparece na antologia "Magos, os mundos mágicos da fantasia", com o título "O Colar de Semley". Mas antes mesmo do primeiro capítulo já fica claro que a história é mais complexa. De um lado, os Angya, uma nobreza decadente que vive em castelos e voa em felinos gigantes. Do outro, Rocannon com suas naves mais rápidas que a luz (FTL), e inimigos capazes de explodir áreas inteiras com bombas que formam cogumelos... Tudo isso em um planeta sem nome, perdido em um universo que os cientistas se esforçam por catalogar... Mas quem quiser desvendar seus segredos, precisa enfrentar seus perigos, que são muitos... É o que garante a emoção que transborda dessa linda obra de linguagem leve e poética (principalmente a introdução), marca da autora que já transparece em seu primeiro livro publicado.

Comentários

  1. A capa desse Livro me lembrou o anime do He-man hehehe

    ResponderExcluir
  2. Eu terminei recentemente a leitura deste livro dela. Muito bom mesmo. Ela começou muito bem. Meu preferido dela é "Os Despossuídos".

    ResponderExcluir
  3. O colar de Semley é realmente muito foda...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua opinião é importante!