Esse livro me encantou há mais de dez anos e até hoje abro de vez em quando e fico emocionada. Amo Jostein Gaarder e esse foi o primeiro livro dele que li.
A história combina vários elementos que fascinam crianças, como os anjos, o cordeirinho fujão e um intrigante calendário de Natal antigo, tradição no país em que se passa a trama.
O calendário de Natal tem apenas o mês de dezembro, com uma portinha a ser aberta por dia, como uma contagem regressiva. Atrás de cada porta pode haver figuras, bonecos, bombons... Mas Joaquim e o pai deixam para comprar o seu na última hora e não encontram mais nenhum. Com muita procura, conseguem encontrar uma pequena livraria que ainda possui alguns. O menino se encanta por um modelo antigo, diferente de todos os outros.
Na manhã seguinte, abre a primeira portinha, como de costume. Mas dessa vez, se surpreende ao encontrar atrás dela uma folha de papel com o primeiro capítulo do que promete ser uma emocionante história. Uma garotinha que estava fazendo compras de Natal com a mãe vê um cordeirinho branco e decide acariciá-lo de qualquer jeito. Perseguindo-o, acaba indo mais longe do que esperava.
As histórias intercaladas tornam a leitura muito instigante. Como Joaquim, o leitor fica ansioso para que chegue logo a hora de abrir a próxima portinha do misterioso calendário, mas tem a sorte de não precisar esperar o dia seguinte.
Um livro encantador e marcante tanto para adultos quanto para crianças :)
Comentários
Postar um comentário
Sua opinião é importante!